Seja bem-vindo(a), Faça login

Atendimento (12) 3624-5825 (12) 3621-7348 (12) 98888-1010 (Whatsapp) Segunda a Sexta das 9:00h às 16:00h

Luminária Japonesa

Ideais não somente para iluminar, mas também para decorar tanto espaços internos quanto externos, as luminárias japonesas são elegantes e funcionais. São comumente observadas em eventos tradicionais da cultura oriental, assim como casamentos, reuniões familiares, festivais, entre outros.

No entanto, a forma de confecção das luminárias japonesas se diferente bastante de outros tipos de luminárias. Primeiramente, devido aos materiais utilizados, bastante delicados e artesanais. Uma peça leva arame ou bambu, para dar sustentação e formato, enquanto a seda ou o papel dão asas à liberdade para a criação da arte. Esse é um dos grandes diferenciais das luminárias japonesas - o design, o qual tem muitas opções no que diz respeito às estampas, desenhos e formatos. Com isso, passam a assumir o papel de verdadeiros itens de decoração.

Diferentemente dos dias atuais, em que se usam lâmpadas, no passado colocavam-se velas no interior das luminárias japonesas para se obter a iluminação do ambiente, pois a eletricidade ainda não estava disponível. Falamos de uma época muito remota, sendo que alguns historiadores chegam a afirmar que o uso das luminárias japonesas chega a datar até mesmo 2 mil anos atrás.

Existem alguns tipos de luminárias japonesas, utilizados para classifica-las. Uma das mais conhecidas é chamada de Bonbori, possuindo uma base de orientação vertical para lhe dar a devida sustentação. Se parece com uma lanterna e quase sempre tem formato de hexágono. Chouchin, o tipo mais tradicional de lanterna oriental, pode ser feita de vinil além do papel e da seda. Na verdade, o vinil é um material mais resistente aos acontecimentos naturais, assim como chuva e vento, e por isso eram levadas à mão na antiguidade, para que pudesse iluminar as rotas do trabalho no campo para casa.

Atualmente as lanternas orientais possuem design bastante moderno, sendo que algumas possuem formato de até mesmo imitam celebridades e animais místicos. Com letras estampadas em seu exterior, simbolizando sorte e outros desejos de boas energias, acreditava-se que as lanternas orientais tinham o poder de espantar o demônio.

Luminárias orientais estão presentes não somente no Japão, mas em outros países orientais também. A Bonbori, por exemplo, é popular em festivais na China, chamado Bonbori Matsuri. Lá, centenas de artistas criam suas próprias estampas para as lanternas e as deixam expostas em uma espécie de feira. Por outro lado, no Vietnã, em um festival que ocorre no meio do outono, celebram-se os benefícios do Sol para as plantações. Carregando as luminárias orientais, os vietnamitas fazem desejos de que as colheitas prosperem quando o inverno acabar e o calor puder finalmente voltar.

A real origem das luminárias orientais, muitas vezes denominadas luminárias japonesas, confunde os interessados na temática. A realidade é que esse objeto decorativo de história tão interessante possui registro dos primeiros usos na China. Todavia, sua popularidade se espalhou rapidamente por toda a Ásia, criando raízes no Japão e outros países também. Tanto que, em locais onde imigrantes orientais residem, a tradicional seguem com eles.

Procurando por luminárias japonesas? Aqui na Loja Hachi8 você encontra variedade de tamanhos, cores e tipos diferentes de lanternas japonesas. Somos a one stop shop de produtos japoneses o orientais da internet com produtos alimentícios, decoração e para distribuição de restaurantes do ramo oriental.